A cultura e tradição gaúcha é muito rica, para entendermos um pouco mais, separamos uma lista com 15 livros para ler nessa Semana Farroupilha.
#semanafarroupilhavanguarda
A Casa das Sete Mulheres (Letícia Wierzchowski/Editora Bertrand Brasil)
O livro retrata uma história passada durante o período da Revolução Farroupilha, e apresenta o drama e as transformações que ocorreram na vida das mulheres da família do general Bento Gonçalves, que no intuito de protegê-las, as isolou em uma estância afastada das zonas de conflito.
Esse romance ficcional/biográfico nos ajuda a compreender um pouco mais sobre a Guerra dos Farrapos, um dos conflitos mais longos do continente sul-americano.
Outro detalhe importante sobre esta obra, é que ela serviu de inspiração para a aclamada série televisiva produzida pela Rede Globo.
O Tempo e o Vento (Érico Veríssimo/CIA das Letras)
Trata-se de uma das mais importantes trilogias da literatura brasileira, de um dos principais escritores do país.
Em ‘O Tempo e o Vento’, o autor Érico Veríssimo narra a saga das famílias Terra e Cambará. Através dessa obra é possível entender a formação do Rio Grande do Sul e um pouco mais sobre a história do Brasil.
Contos Gauchescos e Lendas do Sul (João Simões Lopes Neto/LPM)
Contos gauchescos & lendas do Sul são verdadeiros clássicos da literatura brasileira.
Nessa obra, João Simões Lopes Neto mostra, através de magníficas histórias regionais, o quão fascinante é o Rio Grande do Sul e o Brasil.
Netto Perde Sua Alma (Tabajara Ruas/Editora BesouroBox)
É um romance ficcional a respeito da história do general Antonio de Souza Netto, que participou de todas as guerras de fronteira e revoluções que ocorreram na região sul do Brasil.
A narrativa do livro é apresentada de forma direta e cristalina, com pitadas de tensão, e apresenta um resgate histórico do período de formação e construção do estado do Rio Grande do Sul.
A obra foi adaptada para as telas do cinema e foi agraciada com inúmeras premiações.
O Editor Sem Rosto (Elmar Bones/JA Editores)
O livro apresenta um breve relato sobre o revolucionário italiano Luigi Rossetti, que foi o responsável por organizar, editar e publicar o jornal ‘O Povo’, que foi a publicação oficial da Revolução Farroupilha.
A obra também te apresentará parte da correspondência do jornal, revelando pontos importante de discussão que ocorreram durante o período.
Rio Grande do Sul – Edição Especial (Leonid Streliaev)
Rio Grande do Sul – Edição Especial é uma obra fotográfica captada pelas lentes de Leonid Streliaev, que fotografou diversas localidades e personalidades gaúchas.
O Livro traz um apanhado de mais de 600 fotografias e textos, em Português e em Inglês, que retratam a alma do povo e a cultura diversificada do estado Rio Grande do Sul. É uma boa ideia para presentear aquele amigo, ou aquela amiga, que quer conhecer um pouco mais o Rio Grande do Sul.
Visões do Rio Grande (Ita Kirsch)
Livro fotográfico que conta com mais de 200 fotografias, mostra um pouco mais da riqueza, dos costumes e das belezas do Rio Grande do Sul.
Guia de Sobrevivência do Gaúcho (Luis Augusto Fischer/Editora Age)
Ideal para aquela emergência, na qual você terá que assar um bom churrasco, ou cevar um autêntico mate, ou terá que contar vários causos gaudérios.
Esse guia pode ser utilizado por gaúchos e não gaúchos, que queiram desenvolver todas as habilidades que o bom vivente dos pampas deve ter.
Dicionário Gaúcho (Alberto Juvenal de Oliveira)
Você sabe o que é estar atucanado?
Já ouviu a expressão ‘de cair os butiás do bolso’?
Sabe o que é ‘frio de renguear cusco’?
Se você fica na dúvida sempre que escuta essas ou outras expressões gaúchas, bem capaz que seguirás assim. O Dicionário Gaúcho é perfeito para você. O livro apresenta a explicação dessas e de outras inúmeras expressões gauderias.
A Bela História do Rio Grande do Sul (Roberto Fonseca/Editora Age)
É um livro voltado para os guris e a gurias conhecerem um pouco mais da história do Rio Grande do Sul.
Coleção Prendas e Peões (R. S. Keller, Marcio Melgareco e Pauline Pereira/Edibook)
Você imaginou como seria a Branca de Neve se ela fosse gaúcha?
Ou se o João morasse no Rio Grande do Sul e plantasse arroz ao invés de feijão?
A coleção Prendas e Peões traz releituras de diversos clássicos da literatura mundial, adaptando as histórias para a cultura e o tradicionalismo gaúcho. Os livros são destinados para piás de todas as querências e de todas as idades!
As Tirinhas do Guri de Uruguaiana (Jair Kobe/Editora LPM)
A melhor maneira de celebrar a cultura gaúcha é com bom humor, e o Guri de Uruguaiana é um dos personagens mais queridos nos rincões gaúchos.
O livro apresenta mais de 200 tirinhas para dar boas risadas e despertar cada vez mais a paixão pelo Rio Grande, sempre deixando que o rumo do nosso coração nos leve até Alegrete.
Tempero Brasileiro – Cozinha Gaúcha (Editora Escala)
O Churrasco e o arroz carreteiro são comidade de dar água na boca. Mas a culinária do Rio Grande do Sul vai muito mais além desses dois pratos.
Nesse livro é possível aprender 50 receitas que fazem parte da cozinha gaúcha.
Esse Tal de Borghettinho (Marcio Pinheiro/Editora Belas Artes)
Não podemos falar de cultura gaúcha sem ressaltar a música feita no estado.
São inúmeros os talentosos músicos que ressaltam e levam o Rio Grande para o mundo a fora através das suas canções, um deles é Renato Borghetti, o Borghettinho.
Essa biografia apresenta a trajetória de sucesso do gaiteiro.
Agenda Gaúcha 2020 (Doroteo de Abreu Filho/Editora Tarca)
Temático e ilustrado, esse livro agenda é um ótima ferramenta de organização.
Com acabamento em couro sintético, inclui muita informação sobre a história e a cultura gaúcha.