Como a leitura pode ajudar na saúde mental

Que leitura traz inúmeros benefícios para nossa vida já falamos por aqui. Mas você sabia que a leitura também auxilia na prevenção de algumas doenças como ansiedade, depressão e outras condições que atingem nosso cérebro? A verdade é que a leitura tem um efeito terapêutico para nós e é um aliado da nossa saúde mental. 

É necessário que nosso cérebro seja constantemente estimulado, diz o pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer) e professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Augusto Buchweitz, ler pode atuar como um exercício para o cérebro. “O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem, funciona como um ‘exercício’ para o cérebro humano”, destaca o pesquisador.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex mostrou que ler ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse. Durante o estudo, os sujeitos analisados diminuíram a frequência cardíaca e aliviaram a tensão dos músculos.

Também, de acordo com a psicóloga, Thaina Filla Brotto, a leitura pode ser entendida como uma meditação focada, já que faz com que a nossa mente desligue de todo o contexto externo, relaxando os nossos músculos, acalmando os nossos pensamentos e até a nossa respiração. Assim, a leitura se torna uma pausa saudável e prazerosa na rotina, diminuindo os níveis do hormônio do estresse e a ansiedade.

Pensando em como a leitura e as histórias nos ajudam em diversas situações de vida, as autoras Ella Berthoud e Susan Elderkin, produziram o livro “Farmácia Literária” com a proposta de “tratar” os males com alguma leitura, seja dores do corpo ou da mente (ou até mesmo do coração). Está convencido de que tem sido covarde? Leia “O sol é para todos” e receba uma injeção de coragem. Vem experimentando um súbito medo da morte? Mergulhe em “Cem anos de solidão” para ter uma nova perspectiva da vida como um ciclo maior. Ansioso porque vai dar um jantar na sua casa? “Suíte em quatro movimentos”, de Ali Smith, vai convencê-lo de que a sua noite nunca poderá dar tão errado. Esta obra vai fazer com que até mesmo o leitor mais aficionado descubra um livro do qual nunca ouviu falar e enxergue com outros olhos aqueles mais familiares.

. . .

Farmácia Literária –  Ella Berthoud e Susan Elderkin

Para criar esta obra, as autoras viajaram por dois mil anos de literatura, selecionando livros que promovem felicidade, inspiração e sanidade, escritos por mentes brilhantes que nos mostram o que é ser humano e nos permitem identificação ou até mesmo catarse. Estruturado como uma obra de referência, em Farmácia literária os leitores podem simplesmente procurar por sua “doença”, seja ela agorafobia, tédio ou crise da meia-idade, e encontrarão um romance como antídoto.

Fontes:

https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/a-leitura-como-tratamento-para-diversas-doencas/

https://www.pucrs.br/blog/habito-de-leitura-estimula-o-cerebro-e-promove-beneficios-para-a-saude-mental/

https://www.livrariavanguarda.com.br/produto/farmacia-literaria-21170

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *