Dica literária: Capricórnio

Dedicados e disciplinados, dificilmente você verá um capricorniano agindo impulsivamente. 

São pessoas comprometidas e que fazem de tudo por quem amam, além de serem super leais e confiáveis. 

Sempre buscam ser a melhor versão de si mesmos.

Por isso, a seleção de livros abaixo foi criada especial para eles!

A revolução dos Bichos – George Orwell

A história se passa na Fazenda do Solar, de seu despótico proprietário, Jones, que explora e maltrata os animais. Revoltados, os bichos se unem e expulsam o dono e assumem a gestão da fazenda, agora com o nome de Fazenda dos Bichos, sob a liderança de dois porcos rivais, Napoleão (representando Stalin) e Bola de Neve (Trótski). São editados os Sete Mandamentos da fazenda, que pregam igualdade entre os animais, mas aos poucos eles foram adulterados até serem praticamente abolidos.

Guerra e Paz – Liev Tolstói

Guerra e paz é a obra-prima de Liev Tolstói e retrata a sociedade russa antes e durante a invasão de Napoleão Bonaparte e seu exército à Rússia. Os reflexos da guerra são aprofundados em duas famílias aristocratas: Rostov e Bolkónski. O medo e a miséria do povo se contrastam com bailes realizados pela nobreza. Em um cenário bélico, religioso e incerto, o enredo disseca as jogadas de poder e seus impactos na sociedade, enquanto deixa transparecer as fraquezas da humanidade.

O som e a fúria – William Faulkner

O som e a fúria, de 1929, é considerada a obra mais importante do escritor norte-americano ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1949. O romance surgiu em um período de isolamento, depois que o autor teve seu terceiro romance recusado por diversas editoras. Abalado, William Faulkner investiu num estilo ousado, tecido por quatro vozes narrativas distintas e saltos inesperados no tempo. É dessa forma, permeada por tons bíblicos e ecos de tragédias gregas, que o escritor retrata a violenta decadência dos Compson, família aristocrática do sul dos Estados Unidos, que parece viver num desnorteante presente em estado bruto. 

A metamorfose – Franz Kafka

Franz Kafka é um dos autores mais lidos, analisados e discutidos da literatura mundial após a Primeira Guerra, segundo o professor, ensaísta e tradutor Modesto Carone, não só por ser um autor original e inteligente, mas porque em sua obra encontramos a “imagem mais poderosa e penetrante de nosso mundo vincado pela falsa consciência”. Conhecida por ter seu herói Gregor Samsa metamorfoseado em inseto, esta novela enfoca a existência humana em um mundo que leva os indivíduos à solidão. Com uma narrativa ágil, seduz o leitor por seu rigoroso apuro técnico.

Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes – Stephen R. Covey

Os 7 hábitos estabelecidos por Stephen Covey são eternos e imutáveis, guiando e ajudando inúmeras pessoas neste meio século – sejam elas chefes de Estado ou indivíduos comuns.Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes é uma abordagem holística e integrada à solução dos problemas pessoais e profissionais baseada em princípios. Desde a primeira edição deste livro, os 7 hábitos mudaram não apenas o que as pessoas pensam sobre influência e realização pessoal, como também as atitudes motivadas por essas ideias. Os 7 hábitos, na verdade, modificaram a linguagem que usamos, a partir dos seguintes conceitos:seja proativo;comece com o objetivo em mente;primeiro o mais importante;pense ganha/ganha;procure primeiro compreender, depois ser compreendido;crie sinergia;afine o instrumento.

O inocente – Harlan Coben

Aos 20 anos, ao tentar apartar uma briga durante uma festa, Matt Hunter mata uma pessoa acidentalmente e é considerado culpado pelo júri.

Agora, nove anos depois de ser libertado da prisão, tudo parece ter entrado nos eixos: Olivia, sua esposa, está grávida e os dois estão prestes a comprar uma casa na cidade natal dele. Mas a ilusão acaba quando Matt recebe um vídeo chocante e inexplicável que começa a despedaçar sua vida pela segunda vez.

Quando todas as pistas apontam para Matt, ele e Olivia são forçados a desabar a lei numa tentativa desesperada de salvar seu futuro juntos.

Crime e castigo – Fiódor Dostoiévski

Raskólnikov, um rapaz sombrio e orgulhoso, retraído mas também aberto à observação humana, precisa interromper seus estudos por falta de dinheiro. Devendo o aluguel à proprietária do cubículo desconfortável em que vive, ele se sente esmagado pela pobreza. Ao mesmo tempo, acha que está destinado a um grande futuro e, desdenhoso da moralidade comum, julga ter plenos direitos para cometer um crime – o que fará de uma maneira implacável. Por meio da trajetória de Raskólnikov, Dostoiévski apresenta um testemunho eloquente da pobreza, do alcoolismo e das condições degradantes que empurram para o abismo anônimos nas grandes cidades. Ainda assim, a tragédia não exclui a perspectiva de uma vida luminosa, e o castigo pelo crime vai lhe abrir um longo caminho em direção à verdade.

Arsene Lupin contra Herlock Sholmes – Maurice LeBlanc

Espirituoso, charmoso, brilhante, astuto e possivelmente o maior ladrão do mundo, Lupin se depara com o único homem que pode ser capaz de detê-lo: nada menos do que o grande cavalheiro-detetive britânico Herlock Sholmes! Quem sairá triunfante? Este clássico contém duas histórias que não permitem ao leitor tirar os olhos das páginas do livro: Em A mulher loura, dividida em seis capítulos, dois acontecimentos envolvendo uma dama loura e desaparecimentos misteriosos agitam a vida de Lupin. Em A lâmpada judaica, dois capítulos eletrizantes e divertidos, uma joia preciosa desaparece e Herlock Sholmes é chamado para desvendar o mistério.

Doramar ou a Odisseia – Itamar Vieira Junior

Num diálogo permanente com nossas questões sociais e a tradição literária brasileira, Itamar enfeixa um conjunto de histórias a um só tempo atuais e calcadas na multiplicidade de culturas que formam o país. 

Parte dos textos deste volume foram publicados em A oração do carrasco (2017), finalista do Prêmio Jabuti em 2018. A estes, foram acrescidos outros, inéditos em livro. Lidos na sequência, atestam a vitalidade de um escritor que encontra inspiração em personagens que desafiam os limites que lhes foram impostos.

Boas Leituras!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *