O mês de junho é um mês cheio de lançamentos de filmes e livros, mas pra quem vai no cinema se deliciar com um bom filme, seguidamente sai querendo um pouco mais, por isso, vou te recomendar livros relacionados aos lançamentos cinematográficos de junho!
Logo no início de junho temos a primeira GRANDE estreia. O terceiro filme da amada franquia de dinossauros assassinos, Jurassic World: Domínio. Pra ir entrando no clima do filme, óbvio que a recomendação é Jurassic Park de Michael Crichton.
Jurassic Park é o livro de ficção científica que inspirou os famosos filmes com o mesmo título, e se tu gosta dos clássicos longas, vai gostar mais ainda do livro. Os momentos de tensão nas páginas ficam muito maiores e intensos, a história tu já conhece, uma ilha com dinossauros recriados por engenharia genética começa a dar “alguns probleminhas” que ocasionam em um dinossauro solto aqui, outro correndo atrás das pessoas ali, coisa do dia a dia. Brincadeiras a parte, o livro também pode ser visto com um olhar mais sério e complexo, pois a trama usa a teoria do caos e suas implicações filosóficas para explicar o colapso de um parque de diversões povoado por dinossauros. O livro conta com uma sequência chamada “O mundo perdido”. que também foi adaptada para as telonas.
Bom, para o nosso próximo lançamento, vamos indicar dois livros, um para crianças e outro para adultos. O lançamento é Lightyear, um spin-off de Toy Story, que mostra a história do homem que inspirou a criação do brinquedo Buzz Lightyear. Para entrar no clima do filme, ou se sair do filme animado com a temática, a indicação para a criançada é “Tudo pode ser brinquedo” e para quem quer entrar no clima espacial, eu recomendaria “2001 uma odisseia no espaço”
Tudo pode ser de brinquedo é um livro curtinho que mostra que na hora de brincar, a nossa melhor arma é a imaginação, e a autora Angela Leite de Souza transforma tudo a sua volta em brinquedos, e divertidos!!! Tudo pode se tornar um brinquedo se depender da imaginação, uma meia velha, um clips de papel ou uma lata de refrigerante, ler esse livro desperta e estimula a criatividade. E por se tratar de brinquedos, já entra no clima da franquia Toy Story.
Agora pro público mais velho, que gosta de uma história mais complexa, 2001 uma odisseia no espaço é um título obrigatório. O livro já teve uma adaptação pro cinema que foi dirigida por ninguém mais ninguém menos que Stanley Kubick, e junto com a criação do roteiro do filme, foi escrito o livro, que trata de temas espaciais complexos, mas obrigatórios para quem gosta de ficção científica. O livro conta desde os primeiros primatas descobrindo a primeira tecnologia até naves espaciais que se voltam contra seus tripulantes. Você já ouviu falar em Hall 9000 que eu sei!
E pra finalizar o mês de junho, teremos uma invasão de baixinhos amarelos! Minions 2: A origem de Gru mostra como o vilão favorito se tornou vilão, e mostra mais um pouco da relação dos amarelinhos com o grandão. Vou deixar eles falarem o resto: Bello Me Want Banana, Po Ka? Bee Do Bee Do Bee Do Tatata Bala Tu Baboi Butt.
Depois de ver um pouco do miniones, língua Minion, eu vou te recomendar a ler o livro “O diário de um banana”. A vibe do livro e do filme é bem parecida, vibe infanto juvenil, vibe de fazer bobagem atrás de bobagem e rir das coisas mais idiotas possíveis. O livro fala sobre Greg Heffley, que entra pro sexto ano e considera sua vida um INFERNO, seu irmão mais velho que só incomoda, pai e mãe com ideias piradas e claro… a vida no colégio. Afinal, quem se deu bem no colégio né?
MASSS CALMAAAAAA que ainda tem mais, pra quem assistiu esses três filmes no mês passado, vou te dar umas recomendações extras aqui, mas só porque eu sou bonzinho.
Começando do começo, não podíamos deixar a Marvel de fora né? O mago supremo deu as caras no cinema, e o filme foi um GRANDE sucesso, se tu gosta dessa pegada de magos, magia e umas brigas muito loucas, vou te recomendar uns livros… é que tem pouca opção de livro de magos né…
Tu estava esperando Harry Potter né? NÃO, esse todo mundo já conhece, se tu gosta do bruxão e do mago bonitão, experimenta ler O clã dos magos ou O nome do vento. Se tu já conhece esses, vai para um mais complexo, Jonathan Strange & Mr. Norrell.
O clã dos magos faz parte de uma trilogia que fala sobre um clã de magos (dã) que se junta para purificar as ruas, porém, seu escudo não é tão impenetrável como pensavam…
O nome do vento é uma história diferente de tudo que tu já leu, fala sobre Kvote, o menino ruivo com um nome impronunciável. Quando menor, vivia com uma trupe viajando de cidade em cidade, porém em uma determinada noite e por um determinado motivo (ai como eu sou misterioso) seres malignos conhecidos como O Chandriano assassinaram toda a sua trupe, só sobrando o menino ruivo. Sozinho, porém sempre acompanhado de seu alaúde, kvothe consegue ingressar na maior universidade de magia do mundo que vive, com o intuito secreto de aprender mais sobre O Chandriano e enfim vingar a sua trupe.
jonathan strange & mr norrell é uma história com um humor britânico, e com um sistema de magias complexo, pois o livro trata exatamente disso, magia, mas no mundo real, especificamente em Londres. Esse é um calhamaço para os experientes no gênero, tem coragem?
Agora um dos lançamentos mais esperados pelos fãs da série Vikings, ou fãs do gênero foi O homem do norte. Filme bruto, violento, com um senso artístico invejável. O filme se trata do conto viking que, nada mais nada menos, inspirou William Shakespeare a escrever Hamlet (Coisa pouca).
O livro mais indicado para esse filme CLARO que é Mitologia nórdica do fenomenal Neil Gaiman. O livro é composto por contos sobre a mitologia nórdica, porém, de forma bem contada que te prende e ensina muito sobre Thor, Odin, Loki e outros deuses sarados que batem em todo mundo. Na verdade, se é do Neil Gaiman já é leitura obrigatória (não temos favoritismo aqui não…).
Esse gênero tem inúmeras obras de qualidade, chega a ser difícil escolher, mas se tem uma saga que te faz virar um viking (Experimenta ler toda a saga sem cortar seu cabelo e barba, tu termina um verdadeiro viking) é a saga Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell. A saga é composta por 12 livros, com seu protagonista Uhtred, o homem que vai conquistar o mundo. Guerras enormes, traições, golpes de estado, lealdade e muito, mas muito sangue. As crônicas saxônicas entregam TUDO que tu espera em uma boa história medieval. Se tens coragem de começar, já deixo avisado, é um caminho sem volta…
E agora sim, pra finalizar, o lançamento do finalzinho de maio. Chamas da vingança, aquele terror de arrepiar os pelos da nuca. o filme se trata de uma menininha com poderes incendiários, ela não sabe lidar com eles, já viu o problema né? Pois é, além do perigo que ela apresenta para TODO MUNDO, tem gente perigosa tentando raptar ela, é problema que não acaba mais.
Eu não falei antes, mas já da pra ver né? O filme é adaptação de um livro do MESTRE do terror, Stephen (ai que emoção) King. E claro que a recomendação seria o livro que inspira o filme né…
A incendiária é o livro que da origem ao filme, a história é a mesma, porém contada pelas palavras do MAGNÍFICO Stephen king… Não tem comparação. “chamas” alguém pra ir ver o filme e acho melhor não tentar pegar esse livro, porque tu vai “queimar” horas lendo, eu duvido tu conseguir parar.
(Estou piadista hoje)
(E lembrando, não temos autores favoritos)