Uma breve história sobre as fábulas dos Irmãos Grimm

Os mais famosos irmãos de contos de fadas, Jacob e Wilheim Grimm, nasceram em Berlim, Alemanha, em 1785 e 1786, respectivamente.

Jacob, a esquerda, e Wilheim, a direita.

Dedicaram grande parte de suas vidas às fábulas infantis, ganhando notoriedade até os dias atuais.

Com o surgimento de novos movimentos artísticos, a valorização da cultura popular no início do século XIX fez renascer o interesse em contos de fadas, e os Grimm ajudaram com esse renascimento, através de sua coleção de folclore. Tal coleção foi construída na identidade nacional encontrada na cultura popular e povo comum. 

O início da coleção foi feita a partir de um retrato que visava preservar as histórias como elas haviam sido passadas de geração para geração. Já que a transmissão das histórias oralmente é o que dá a contos folclóricos uma mutabilidade importante, pois as histórias diferem de região para região. 

Com isso, os irmãos Grimm se apropriaram de histórias exclusivamente alemãs, como a história da Chapeuzinho Vermelho, que existia por toda a Europa, mas acreditava-se que era reflexo da cultura germânica. Apesar dos irmãos terem ganhado reputação por sua coleta de contos de camponeses, muitos contos vieram da classe média ou aristocrática. As contribuições para os contos também vieram de dentro da própria família dos Grimm, como da esposa de Wilheim, Dortchen Wild, assim como de sua empregada e babá,  que contaram aos irmãos alguns dos contos mais conhecidos, tais como João e Maria (Hansel e Gretel) e A Bela Adormecida.

. . .

Fontes:

https://www.ebiografia.com/irmaos_grimm/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Irm%C3%A3os_Grimm

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *