No dia 17 de novembro de 2024, a 50ª Feira do Livro de Pelotas chegou ao fim deixando um rastro de cultura, emoção e histórias que vão muito além das páginas. Durante os 18 dias de evento, a Praça Coronel Pedro Osório esteve cercada dos livros, autores e leitores que fizeram dessa edição um verdadeiro marco na história literária local.
De 31 de outubro a 17 de novembro, com o tema “Conectando gerações, construindo futuros”, a feira não só celebrou cinco décadas de existência, mas também promoveu um encontro entre a literatura e a comunidade. José Luis Marasco Cavalheiro Leite, foi o patrono da 50ª edição da Feira do Livro de Pelotas e o orador da feira, responsável por homenagear o patrono, foi o próprio governador e seu filho, Eduardo Leite.
Através do co-realizador cultural SESC, o evento contou com conversas enriquecedoras com grandes nomes da literatura nacional, como Raphael Montes, Jana Viscardi, Ryane Leão, Gabriel Manetti, Diana Corso, Claudia Tajes e muito mais. Além disso, autores locais brilharam na Tenda dos Autógrafos, compartilhando suas obras com o público em momentos de proximidade e inspiração. Além das conversas com autores renomados no universo literário, como Paula Klien e o jornalista Daniel Scola.
Essa edição também contou com o retorno dos mascotes da Bibliotheca Pelotense, a Traça e o Livro, que fizeram a alegria das crianças que visitaram a feira.
Para incentivar o acesso à literatura, as escolas públicas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), levou diariamente seis ônibus de crianças ao evento, oferecendo a elas contato direto com os livros e as atividades da Tenda Cultural. Essa iniciativa reafirmou o compromisso de Pelotas com a formação de novos leitores, plantando sementes de amor pela leitura desde cedo.
Os livros mais vendidos
Entre tantos títulos irresistíveis, alguns conquistaram o público e lideraram a lista dos mais vendidos na Livraria Vanguarda:
1º — Uma família feliz, de Raphael Montes
Um suspense que prende do começo ao fim e já é considerado um clássico do autor. Uma história original de Raphael Montes que deu origem ao livro e ao longa-metragem Uma família feliz, com Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini e direção de José Eduardo Belmonte.
2º — As aventuras de priminha irritante no reino dos unicórnios, de Gabriel Dearo e Manu Digilio
Do mesmo universo de As aventuras de Mike, com portal, castelo, gelatina gigante, dragão, bobo da corte, bruxa má, varinha mágica, e, claro, muitos unicórnios. Uma aventura divertida que cativou crianças e adultos.
3º — Diário de um Banana 19: Baita Lambança, de Jeff Kinney
Mais uma edição da série que é febre entre os jovens. Este livro hilário e cativante é o mais divertido de toda série Diário de um Banana ― até agora!
4º — O diário de uma princesa desastrada 3: A maldição das princesas, de Maidy Lacerda
Princesas são sempre amaldiçoadas, né? Mas a Princesa Amora Maria Florentina de Florentia, ainda não. O terceiro volume da trilogia que tem arrastado fãs em uma narrativa cheia de humor e fantasia.
5º — Jantar Secreto, de Raphael Montes
Romance com mais de 100 mil exemplares vendidos, conta a história de um grupo de amigos que se muda para o Rio de Janeiro e passa a organizar jantares misteriosos. O thriller que continua conquistando novos leitores.
6º — Se eu soubesse: Para maiores de 40 anos, de Carpinejar
Após o sucesso de Depois é nunca e Manual do luto, o vencedor do prêmio Jabuti Fabrício Carpinejar reflete sobre a vida, relacionamentos, família e a passagem do tempo neste novo livro.
7º — Escrever sem medo: Um guia para todo tipo de texto, de Jana Viscardi
Livro de estreia da linguista Jana Viscardi que nos ajuda a desenvolver uma relação mais prazerosa com a escrita. Um guia para qualquer pessoa que precise escrever, mas não sabe como.
8º — Suicidas, de Raphael Montes
O primeiro livro do jovem autor que se firmou como principal nome do novo suspense brasileiro. Do criador da série original Netflix “Bom dia, Verônica”.
9º — Comigo na Livraria, de Martha Medeiros
Novo livro da autora que conquista corações. O hábito da leitura sempre foi uma constante na vida de Martha Medeiros, o que ela conta neste relato poético sobre a relação íntima com os livros.
10º — O diário de uma princesa desastrada, de Maidy Lacerda
Da autora com mais de 140.000 exemplares vendidos, o início da série que conquistou tantos fãs da querida e não tão graciosa princesa Amora Maria Florentina de Florentia.
Um legado para o futuro
A Feira do Livro de Pelotas encerra sua 50ª edição com um saldo positivo, não apenas em números, mas no impacto cultural e social gerado. Foi um espaço de conexão, aprendizado e celebração, provando que a leitura é um caminho para um mundo mais humano e criativo.
Agora, a contagem regressiva já começa para a 51ª edição, com a promessa de novas histórias, autores e encontros inesquecíveis. Afinal, como mostrou a feira, a literatura é um convite constante para sonhar e transformar.
A feira é realizada pela Câmara Pelotense do Livro e co-realizada pelo SESC Pelotas, com o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e patrocínio da empresas Banrisul-Vero, Ecosul e Biscoitos Zezé, e através de patrocínio direto do Banco Sicredi e Josapar.