Aniversariantes de Agosto

Agosto já está acabando, mas antes disso, vem conferir as dicas literárias de alguns dos autores aniversariantes desse mês!

Djamila Ribeiro – Cartas para minha avó

Através de relatos escritos em forma de cartas para sua avó, Antônia, Djamila Ribeiro revisita sua infância e adolescência para discutir temas como ancestralidade negra e os desafios de criar filhos numa sociedade racista.

A cumplicidade que sempre houve entre avó e neta é o que permite que a autora rememore diversos episódios de sua vida, como a perda de mãe e do pai, ser uma mulher negra no Brasil, relacionamentos amorosos e experiências profissionais.

Além da percepção paulatina de que a memória das lutas e das conquistas das pessoas negras que vieram antes de nós é a força que nos permite seguir adiante.

Isabel Allande – Box Isabel Allande

Edições de luxo e com novo projeto gráfico de três dos maiores sucessos de Isabel Allende reunidas em um elegante e sofisticado box.

Seu texto é acompanhado por fotografias inéditas cedidas pela própria Isabel. Este box inclui três das mais célebres obras de Isabel Allende, a escritora de língua espanhola mais lida no mundo: “A casa dos espíritos”, “Filha da fortuna” e “A ilha sob o mar”.

James Baldwin – O quarto de Giovanni 

Com pinceladas autobiográficas, o livro trata de uma relação bissexual ao acompanhar David, um jovem americano em Paris à espera de sua namorada, Hella, que por sua vez está na Espanha. Enquanto ela pondera se deve ou não se casar com David, ele conhece Giovanni, um garçom italiano por quem se apaixona.

O quarto de Giovanni explora as agruras de personagens que enfrentam o vazio existencial ao perceber a fragilidade dos laços e as frustrações de seus desejos.

Leandro de Oliveira (Emicida) – Amoras

Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.

Paulo Coelho – O dom supremo

O texto bíblico da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios é um dos escritos mais famosos sobre o amor, mas de tanto ouvi-lo, será que ainda aprendemos com sua mensagem? Seguindo os passos do jovem pregador Henry Drummond, Paulo Coelho é capaz de redefinir tudo que conhecíamos a respeito do tema, inspirando-se no famoso discurso “The Greatest Thing in the World”. O resultado é um texto belíssimo e poderoso, que lista os nove elementos do amor ― paciência, bondade, generosidade, humildade, delicadeza, entrega, tolerância, inocência e sinceridade ―, e nos traz um ensinamento transformador sobre o que é mais importante para a fé.

Boas Leituras!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *