O hábito de leitura é enriquecedor para nossa vida. Aumenta nossa criatividade, melhora a fala, o pensamento e a escrita, além de nos levar a lugares incríveis sem sair de casa.
Criar o hábito de leitura é um processo diferente para cada um. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas caso você esteja precisando de um empurrãozinho para começar.
- Crie um horário para a leitura
Essa dica serve, principalmente, para as pessoas que gostam de ter o dia e a semana toda planejada, pois você pode incluir a leitura no calendário com hora marcada.
- Tenha sempre um livro por perto
Sabe quando você está esperando alguém ou aquele tempinho antes da reunião ou qualquer compromisso? Ao invés de checar o celular, esse pode ser um ótimo momento para a leitura.
- Leia textos curtos ou poemas
Principalmente para momentos como os citados acima, textos curtos e poemas são ótimos para quem está começando o hábito pois não consome muito tempo e prende a atenção.
- Invista em assuntos que você goste
Essa dica não é difícil de ser entendida, mas talvez você não saiba por onde começar. Porém, mesmo não sendo um leitor assíduo, é capaz de dizer quais livros mais gostou.
Você também pode começar por leituras de algum livro que tenha inspirado livros e séries que você tenha gostado.
Best-sellers também são uma ótima opção, pois costumam ter uma linguagem facilitada para fisgar o leitor e uma história envolvente.
- Se você não gostou do livro, não insista
Talvez você possa se sentir pressionado a terminar um livro porque já começou, mas a leitura deve ser um momento prazeroso. Tudo bem se você não gostar e não quiser continuar.
Contudo, isso não significa que você deva desistir nas primeiras páginas, às vezes as coisas demoram a se desenrolar mesmo.
A escritora Nancy Pearl tem uma dica muito boa: Leia as primeiras 50 páginas. Elas devem ser suficientes para lhe atrair. Caso isso não ocorra, troque-o sem remorsos.
Com essas dicas, esperamos que você tenha ótimas leituras e experiências com os livros!
Não desista da leitura, ela tem muito a contribuir em nossas vidas.