Escritores brasileiros contemporâneos

O Brasil tem diversos escritores que moldaram a nossa literatura como Machado de Assis, Clarice Lispector e Paulo Coelho. E, as vezes, esquecemos que muitos novos nomes estão entrando para o mundo dos livros.

Em razão disso, montamos uma lista de autores brasileiros contemporâneos, para você se atualizar na literatura brasileira.

Raphael Montes

Raphael Montes

O carioca, Raphael Montes, é escritor e roteirista brasileiro de literatura policial

Começou a se interessar pela literatura cedo, quando sua tia-avó, lhe presenteou com o livro “Um estudo em vermelho” de Sir Arthur Conan Doyle. Quando concluiu a leitura, sentiu a necessidade de consumir cada vez mais esse tipo de leitura e também produzi-la.

Escreveu contos curtos aos 13 anos para colegas de sala, além de fanfics com os personagens de Agatha Christie numa comunidade de fãs da escritora no Orkut.

Seu primeiro romance foi lançado em 2012, o romance “Suicidas“, que foi finalista dos prêmios Benvirá. Mesmo não ganhando, o editor da Benvirá decidiu publicá-lo mesmo assim por ter gostado da história e visto potencial no autor.

Raphael já lançou cinco livros, além de contribuir como roteirista para séries e telenovelas como o roteiro de seu último livro, agora série da Netflix, “Bom dia, Verônica“.

Itamar Vieira Júnior

Itamar Vieira Júnior

Bahiano, nascido em Salvador, Itamar é graduado em Geografia, sendo o primeiro a receber a bolsa Milton Santos, para jovens negros de baixa renda, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Concluiu o mestrado e é doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA com estudo sobre a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste.

Seu primeiro livro publicado foi de contos, em 2012, intitulado “Dias”. Em 2017, publicou outro livro de contos, “A oração do carrasco” e em 2018, conquistou o Prêmio LeYa com o romance “Torto Arado“.

Ana Paulo Tavares, parte do júri, comentou sobre o livro: “As personagens fortes são as femininas, e ele consegue manter essa firmeza, esse recorte, essa violência, a violência exercida sobre as mulheres e das mulheres, entre elas. Está muito bem visto e escrito”

Luisa Geisler

Luisa Geisler

Escritora e tradutora brasileira, Luisa Geisler nasceu em Canoas, Rio Grande do Sul.

Ela é formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em processo criativo pela Universidade Nacional da Irlanda.

Aos 19 anos, Luisa ganhou o Prêmio Sesc de Literatura na categoria conto, pelo livro de estreia, “Contos de Mentira“, que também foi finalista do Prêmio Jabuti. Um ano depois, venceu o prêmio de melhor romance com “Quiça“.

Em 2012, foi incluída na antologia “Os melhores jovens escritores brasileiros”, sendo a mais jovem autora selecionada para a coleção.

Julián Fuks

Julián Fuks

Escritor e crítico literário de pais argentinos. Julián é graduado em Jornalismo, com mestrado em Letras e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada. Toda a formação realizada pela USP.

Eleito pela revista Grana um dos vinte melhores jovens escritores brasileiros. Em 2016, Julián ganhou o Prêmio Jabuti na categoria romance e foi o 2º colocado do Prêmio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa com o livro “A Resistência“.

Daniel Galera

Daniel Galera

Escritor e tradutor literário, Daniel foi um dos precursores do uso da internet para a literatura, editando e publicando textos em portais e webzines, entre 1997 e 2001.

Nasceu em São Paulo, mas cresceu e passou boa parte de sua vida em Porto Alegre. Formado em Publicidade na UFRGS, foi colunista do fanzine eletrônico CardosOnline. Após o encerramento em 2001, fundou a editora Livros do Mal, voltada à nova literatura, junto com dois outros colegas também egressos da extinta publicação.

Sobre a criação de sua editora, Daniel diz: “Nossa vontade era ser lido. Não era vontade de conquistar fama ou de receber convite de uma grande editora.”

Galera foi selecionado em 2012 como um dos 20 melhores jovens escritores da revista britânica Granta, “que indica os nomes que irão construir o mapa da literatura brasileira”.

Dentre os seus livros mais populares, estão: Acerto de Contas e Deus das Avencas

Andréa Del Fuego

Andréa del Fuego

Nascida na cidade de São Paulo, Andréa se formou em Filosofia pela USP. É autora de romances, contos e livros juvenis. Seu pseudônimo é uma referência à Luz del Fuego.

Seu romance “Os Malaquias” foi vencedor do Prêmio José Saramago em 2011, o livro conta a história de três irmãos que ficam órfãos quando seus pais são atingidos por um raio. Seu último romance, “As miniaturas“, foi publicado na Argentina e na França.

Ganhou o prêmio Literatura para todos do Ministério de Educação com a novela “Sofia, o cobrador e o motorista”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *